Cada condomínio residencial da cidade de São Paulo vai economizar R$ 8.600 por ano, em média, com as despesas de energia elétrica a partir de 2013.
É o que revela um estudo feito pela Lello, empresa de administração predial, para calcular os efeitos da redução de tarifas que entrarão em vigor no próximo ano.
O pacote de enegia, anunciado pelo governo federal no último dia 11, prevê diminuição de 16,2% no valor da taxa para consumidores residenciais.
Além disso, vincula a renovação das concessões no setor a melhorias de eficiência e prestação do serviço aos clientes.
A pesquisa da administradora se baseou na arrecadação de condomínios de padrão médio, com 60 apartamentos, quatro unidades por andar e dois elevadores.
Nesses prédios, o valor das despesas mensais chega a R$ 36 mil (12% desse valor com o pagamento de energia elétrica para o funcionamento de elevadores, bombeamento de água e iluminação das áreas comuns).
De acordo com o estudo, o impacto da redução será em torno de 2% nos custos dos condomínios.
A economia gerada, porém, pode não significar menores valores nos gastos dos moradores. Em imóveis residenciais, há outros itens nas despesas, como a variação de contratos de manutenção e conservação de equipamentos ou eventuais reajustes de água.
Fonte: Folha de São Paulo, 19/09/2012

