Parte da estrutura do edifício Ivany, na Vila Olímpia, desocupado ontem, está com problemas, mas as causas ainda serão investigadas.

A principal hipótese levantada pelos moradores e pela Defesa Civil municipal é que eles sejam decorrentes das intervenções feitas no imóvel pelo hospital São Luiz.

Segundo a administração do prédio, os problemas na estrutura começaram após o início de obras no subsolo feitas pelo hospital, em 1º de agosto.

O coronel Jair Paca de Lima, chefe da Defesa Civil, diz que três colunas de sustentação abaixo do mezanino aparentam estar com sobrepeso.

"Eu queria dormir na minha cama, na minha casa, vendo a minha TV e comendo a minha comida. Só que hoje nem sei como vai ficar. Eu tenho como pagar, mas não acho justo pagar por algo que eu não causei" Helena Shotoko, administradora e moradora do edifício Ivany

"Deram só três minutos para eu pegar minhas roupas e descer. Deu medo de morrer" Maria Aparecida Otero Loyolla, também moradora do edifício

Já a Subprefeitura de Pinheiros, que emitiu laudo atestando o comprometimento da estrutura, afirma que isso não tem relação com as obras, mesma posição do hospital.

"A estrutura do prédio está abalada por causa do longo tempo. O prédio tem cerca de 50 anos [é de 1970]", disse o subprefeito de Pinheiros, Sérgio Teixeira Alves.

"Há um desgaste, os ferros começam a aparecer e enferrujar. E a técnica construtiva da época era diferente. Hoje, as colunas seriam mais largas."

Segundo ele, em agosto, um engenheiro da subprefeitura identificou que as rachaduras do prédio não tinham como causa a obra, que é regular.

Técnicos da subprefeitura voltaram ao local ontem e reafirmaram que o prédio precisa de reforço estrutural. "Não identificaram risco iminente de queda, mas a estrutura precisa de reforço mais rápido."

O local só será liberado após o condomínio apresentar um laudo de segurança.

Segundo o subprefeito, o São Luiz resolveu fazer as obras de reforço da estrutura e decidiu abrigar os moradores em hotéis por uma política de boa vizinhança.

Em nota, o hospital disse que resolveu fazer o reforço dos pilares no subsolo porque é dono de lojas no edifício. "Como o condomínio necessitava de melhorias em sua estrutura, o hospital se propôs a contratar a empresa que realizaria a obra, conforme aprovação em assembleia."

O Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) foi notificado sobre o tremor e informou que vai apurar se os profissionais responsáveis pela obra estão habilitados e se houve algum tipo de erro.


Fonte: Folha de São Paulo, 14/09/2012