
Estudo do economista Sergio Vale, da MB Associados, mostra que o setor de infraestrutura criou o dobro de empregos a mais que o setor da construção civil, na soma dos 12 meses finalizados em julho deste ano.
A pesquisa foi baseada nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
De acordo com o levantamento, foram criadas 92 mil vagas na área de infraestrutura, enquanto 43 mil pessoas foram empregadas na construção civil. Ainda de acordo com o estudo, o setor de serviços de construção - que inclui obras de acabamento e demolição - criou 45 mil empregos até julho.
Sergio Vale também analisou o saldo de empregados em infraestrutura em três grupos: construção de rodovias, ferrovias, obras urbanas e obras de arte especiais; obras para energia elétrica, telecomunicações, água, esgoto e transporte por dutos; e outras obras de infraestrutura.
No caso da construção de rodovias e ferrovias, foram empregadas 20 mil pessoas até o mês de julho. Já para o grupo de obras em energia elétrica, 31 mil vagas foram criadas, enquanto o terceiro grupo apresentou maior número: 41 mil vagas até julho de 2012.
O economista acredita que os dados relativos ao setor de infraestrutura sugerem tendência positiva, que deve ser influenciada também pelo pacote de investimentos lançados pelo governo federal no início de agosto.
Fonte: Pini, por Aline Rocha, 11/09/2012

