O aeroporto de Guarulhos deverá investir R$ 200 milhões para realizar melhorias no acesso terrestre e modernizações, principalmente em seu terminal 2, que é o mais antigo, segundo Gustavo Figueiredo, presidente da GRU Airport.
Uma das principais intervenções será a ampliação das vias de acesso ao terminal 2, com a formação de uma nova área para embarque e desembarque de carros de aplicativo e um estacionamento para os motoristas.
Também estão programadas melhorias na parte interna do terminal. A concessionária já iniciou uma reforma de modernização e deverá reativar uma área que estava sem uso, para ampliar o espaço dos passageiros no local. Para isso, também deverá ser expandida a operação remota (que leva os passageiros do terminal ao avião por meio de ônibus). Além disso, haverá uma reforma de todos os banheiros dos terminais 1, 2 e 3 do aeroporto. As obras deverão ser concluídas até o fim de 2025.
Outra melhoria que deverá ser feita é a expansão do transporte de passageiros entre os terminais 2 e 3, que começou a ser feita pelo aeroporto a cerca de um mês, de forma preliminar, por meio de dois veículos elétricos. A ideia é ampliar o número e o tamanho dos carros que irão circular entre os dois terminais.
Após anos de forte crise, provocada principalmente pela queda brusca de viagens durante a pandemia, a expectativa da concessionária é voltar ao patamar de passageiros anterior à onda de covid-19, segundo Figueiredo.
“A expectativa é que neste ano vamos atingir a demanda de 43 milhões de passageiros, que é o mesmo volume registrado em 2019, antes da pandemia”, disse. Em 2023, o aeroporto registrou fluxo de cerca de 41,3 milhões de passageiros, em 275 mil pousos e decolagens.
Fonte: Valor Econômico - Empresas, por Taís Hirata, Valor — São Paulo, 29/04/2024